segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

quinta-feira, 14 de junho de 2007

OAB Fora


Política/tecnologia

OAB fora de discussão acerca de Projeto de lei


Ocorrerá audiência pública para debater o projeto de lei substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), na qual o presidente da Comissão Especial de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alexandre Atheniense, lamentou o fato da Ordem dos Advogados do Brasil ter sido excluída de tal audiência. Segundo Atheniense, este substitutivo tem tipos penais não aclarados, algo tão complexo que ninguém conseguiu até agora decifrar. O projeto que age no âmbito dos crimes de internet, tipifica condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digital ou similares, de rede de computadores, ou que sejam praticados contra rede de computadores, dispositivos comunicativos ou sistemas de informática, não tem data específica para ser discutido, porém poderá acontecer provavelmente no próximo dia 20 ou 27de junho.
A audiência, que será em conjunto com as Comissões de Constituição e Justiça e de Ciência e Tecnologia, ainda não teve os participantes definidos, mas Azeredo antecipou que o juiz Fernando Botelho, de Minas Gerais, Marcelo Bechara, do Ministério das Comunicações e um representante da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet) e da Policia Federal foram os escolhidos em consenso no senado federal.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Enya (Biografia)


Filha de pais músicos, Enya sempre procurou inspiração para as suas músicas na sua terra natal, com notada influência principalmente da cultura celta. Em 1980 passou a integrar a banda irlandesa Clannad (que significa família). A banda era formada pelos seus irmãos e tios. Enya tocava teclado e fazia vocal. Quando a banda começou a tomar uma direcção mais para a "pop music", ganhando notoriedade e participando de programas de televisão, Enya resolveu deixar o grupo para seguir a carreira solo.

Com a ajuda do casal Roma e Nick Ryan (Roma escreve a maioria das letras, enquanto que Nick tornou-se seu produtor), ela gravou a trilha sonora da série "The Celts" da BBC-TV. Com uma eclética mistura de sons, que vão do clássico ao New Age, passando pelo folk, Enya gravou o seu primeiro disco, que leva o seu próprio nome, em 1986.

Mas foi em 1988, com o lançamento do disco "Watermark", que o seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção "Orinoco Flow", que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais ouvidas de todos os tempos.

Em 1991, Enya lançou o CD "Shepherd Moons" que marcou sua estréia nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, ficando em 17o. lugar, e atingindo a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Foi também com este CD que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.

Enya ficou quatro anos sem lançar nenhum álbum, voltando finalmente em 1995 com "The Memory of Trees" que vendeu 8 milhões de cópias, e lhe deu mais um prêmio Grammy.

Mais cinco anos passaram e, em novembro de 2000, ela lança "A Day Without Rain".

Sua marca de discos vendidos já chegou a 40 milhões de cópias, ultrapassando a venda de nomes como Eric Clapton.

Apesar de milhares de pessoas quererem assistir a um show ao vivo de Enya, ela nunca se apresentou num concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar quem sabe numa catedral, como afirmou em recentemente.

Enya comprou um castelo, do século XIX, o Castelo Ayesha.

Foi construído em 1840 por Robert Warren e chamava-se Castelo Vitória, em homenagem à coroação da Rainha Vitória. O castelo foi incendiado em 1924, mas em 1928 Sir Thomas Power o restaurou e mudou o seu nome. Ele fica situado a 12km de Dublin, em Killiney, onde ela vive.

Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433, recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.

Discografia

Álbums

* Enya (1987)
* Watermark (1988)
* Shepherd Moons (1991)
* The Celts (1992)
* The Memory of Trees (1995)
* Paint The Sky With Stars (Coletânea) (1997)
* A Day Without Rain (2000)
* Amarantine (2005)

Além disso, o álbum da banda sonora (1986) de The Frog Prince (também conhecido como French Lesson) tem a maior parte de suas músicas compostas por Enya, mas não cantadas por ela; um CD lançado posteriormente trouxe dois vocais inéditos dela.

Junto com a coletânia "Paint The Sky With Stars", foi lançado uma caixa com três CDs chamada "The box of Dreams", reunindo todo o repertório e trazendo as inéditas : "Only if", "Paint the sky with stars" e "Oriel Window".

Singles

* I Want Tomorrow (1987)
* Orinoco Flow (1988)
* Evening Falls... (1988)
* Storms In Africa (1989)
* 6 Tracks (1989)
* Oíche Chiún (Silent Night) (1989)
* 3 Tracks EP]] (1990)
* Exile (1991)
* Caribbean Blue (1991)
* How Can I Keep From Singing? (1991)
* Book Of Days (1992)
* The Celts (1992)
* Marble Halls (1994)
* The Christmas EP (1994)
* Anywhere Is (1995)
* On My Way Home (1996)
* Only If... (1997)
* Orinoco Flow (1998)
* Only Time (2000)
* Wild Child (2001)
* Only Time (Remix) (2001)
* May It Be (2002)
* Amarantine (2005)
* Christmas Secrets (2006)
* It's in The Rain (2006)

Fonte: Wikipedia (cut & past)

As artes cruzam as histórias e vice-versa...




Poema pagão

Caminhar entre as rosas é fácil,
Correr atrás de você como criança desvairada também,
Você é a única criatura do mundo que ri dos meus disparates,
E por isso tenho certeza que você é realmente táctil.

Há corrente ação em nosso jardim,
Objetos estranhos a nós, não são mal recebidos,
Evitamos sempre o conflito que sangra,
A jornada é longa, parece sem fim,
Hoje eu relembro o quanto posso te dar,
Pois você sempre faz que me sinta hábil.

O tempo passa rápido e me despreza,
Cronus desvairado, era dos disparates,
Tudo acontece e nada mais é sonho,
Eu lembro que te vi sem esperanças,
Hoje as tem, pois começas a andar depressa,
Olha pro lado, estou a te querer bem,
Olhe pra trás, estou a te guardar.

O aroma nos invade nessa manhã,
A esperança por si refaz-se,
Sua mão é quente quando a ternura transborda,
Nada mais é impossível e o destino é um fio de lã,
Seu olhar brilha e reflete a alma,
Quero-te nesta terra fresca a entranhares sementes,
Brota tua força pela eternidade com pressa e com calma.

Sabe que é observada enquanto raios de sol lhe ofuscam o rosto,
Mostra tua alegria, tu e todos que te querem,
Nada mais importa àquele que reverbera felicidade,
Esse campo de terra fértil e fresca nos envolve antes do orvalho da manhã,
Sente o solo em seu pulsar, alegria do sol,
À noite; a lua – linda – nos transbordará de amor para um dia diferente.

Rome Reborn




A Volta da Roma Antiga

Quem viu o filme Gladiador (Gladiator, 2000 US/UK DreamWorks SKG), deve ter sentido o poder que Roma exercia antes da idade média, o brilho da computação gráfica fazia o nosso espanhol, Maximus (Russel Crowe) se digladiar no Anfiteatro Flaviano, ou Coliseu. Porém, agora a coisa ficou melhor. O império que se extinguiu no Século V está de volta, tal feito é graças a uma equipe de arquitetos e arqueólogos especialistas em computadores. Os profissionais americanos de universidades na Virginia e Califórnia e de institutos italianos, alemães e ingleses, trabalharam sob a liderança de Bernard Frischer do Institute for Advanced Technology in the Humanities da University of Virginia - http://www.iath.virginia.edu/ -, nos Estados Unidos.




Trata-se de um projeto tridimensional em tempo real o qual foi chamado de Rome Reborn “Roma Renascida”. Eles escanearam em torno de 7000 prédios a partir de um modelo em exposição no museu da civilização Romana, que fica em Roma. Antigos mapas de prédios de apartamentos, residências, pensões, armazéns, padarias entre outras edificações fizeram parte da pesquisa.



Entrando na Roma de 300 dC, o espectador pode adentrar os edifícios, observar as peculiaridades da cidade eterna . Nesses tempos, Roma era uma metrópole de 1 milhão de habitantes. Trinta edifícios foram reconstruídos nesse projeto, além do coliseu e de uma catedral e seus afrescos.
Este projeto será atualizado de acordo com novas descobertas arqueológicas e segundo Fisher, este é o primeiro passo para uma máquina do tempo virtual. O projeto original não inclui personagens, painel esse que seria mudado na versão comercial com a introdução de uma população de milhares de figuras baseados em esqueletos produtos de achados arqueológicos.



O mais interessante é que com o decorrer das negociações com a companhia californiana Linden Labs, que fabrica o Second Life, este simulador poderá ser usado em seu site.
Fonte: BBC

terça-feira, 12 de junho de 2007

Onde tudo começou...

História

Nascimento dos blogs

Jorn Barger, nascido em 1953 no estado de Ohio, E.U.A., autor de um dos primeiros F.A.Qs – "frequently asked questions", segundo a wikipedia, foi o primeiro editor do blog original, o robotwisdom - http://www.robotwisdom.com -, concebendo assim, o termo “weblog”, em 1997. Sua função era ser uma espécie de guia, com uma teia de links. O blog de Barger, ainda hoje vivo, preserva sua aparência original, sendo diferente do conceito de “blog” ao qual se está acostumado hoje em dia.
Então, Peter Merholz - http://www.peterme.com -, consultor de informática e co-fundador do Adaptive Path - http://www.adaptivepath.com -, em San Francisco, decidiu usar o termo “wee-blog”, que consequentemente mais tarde, tornaria a forma a qual conhecemos: blog.
Hoje em dia, há diversos links nos blogs, que direcionam à paginas web, ou até a outros blogs, entretanto, nos blogs pioneiros a quantidade era bem maior (vide o robotwisdom). A intenção daqueles usuários, os chamados blogueiros, era difundir bom conteúdo através dos links disponibilizados, todavia a critica intransigentemente classificava os blogs, com o rótulo de incestuosos, devido a essa malha de hyperlinks.
No ano de 1999, o painel mudou, pois empresas desenvolveram softwares para automatizar a publicação de blogs. Entre esses softwares estava o nosso “blogger”, proporcionando enorme facilidade para a publicação do conteúdo, não necessitando assim, ao usuário ter conhecimentos técnicos. A empresa geria o escopo técnico, e o produto “blog”, era gratuito, a massificação então tornou-se inevitável e uma controvérsia surgiu. Os novos blogueiros estavam utilizando essa ferramenta como se fosse um diário, desta forma os pioneiros, alegavam que blog era uma seção de links e o que havia naquele momento eram apenas diários. Os “diários”, contribuíram para a formação de uma espécie de mídia participativa.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo acelerado. Para forma de mensurar este fato, basta citar que em 1999 os blogs eram em torno de 50; em 2000, esse número ultrapassou os milhares.
Cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere – http://technorati.com/weblog/blogosphere - . Este estudo diz que a blogosfera aumentou em 100 vezes nos três últimos anos e que atualmente ela tende a dobrar a cada semestre.
Talvez a maior diferença entre os blogs e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada numa teia de ligações - os links, propriamente. Os blogs por definição fazem ligação com outras fontes de informação, até mais ainda, com com outros blogs. A maioria dos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls mostram as preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham as mesmas idéias.

Fio da meada

O que aconteceu?

Em 2000, a blogger introduziu o permalink, ou apontador permanente, - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica), isso transformou o perfil dos blogs, pois garantia aos blogs uma posição permanente. Em seguida, hackers introduziram softwares de comentário aplicáveis aos blogs, daí o fato de menos de três anos depois os blogs saltarem para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. A possibilidade de se comentar em blogs democratizou de forma irreversível o processo de publicação, sendo consequentemente reduzidas as barreiras para que leitores se tornassem escritores.

PS. Dia 31 de agosto comemora-se o dia do blog - http://www.blogday.org . Durante esse dia, blogueiros de todo o mundo fazem um post para recomendar a visita a novos blogs.

Oi todo mundo!

Este é um momento adiado, a vontade de fazer um blog finalmente se constrói. Minha vontade é fazer algo útil, algo que conte de tudo um pouco, algo bonito, sei lá. Mas principalmente, algo que não seja pedante. Minha vontade é falar das coisas que acontecem nesse mundo louco, onde tudo é permitido até se prove o contrário. Artes também serão debatidas aqui, eventos, pois afinal de contas, isso tem que se mostrar vivo e animado.
Eu sou Marcelo, e por causa do Seu Firmino, me chamo Marcelo Firmino, não gostou? Nem eu! Mas sobrenome é igual merenda de escola, não se escolhe. Nascido e criado no Rio, tenho 22 anos, vou levando a vida a trancos e barrancos. Gosto de escrever, de filmes e de musica. Eu amo artes! Amo história e amo também tudo que me faça religar com o eu interior. Eu vou seguir esse caminho, pois parece ser um caminho legal. Espero que os blogueiros de plantão me ajudem, pois espero me socializar.
Bem, agradeço a atenção, e apartir de hoje, dia 12 de junho de 2007, iniciam-se as atividades.