quarta-feira, 13 de junho de 2007
Rome Reborn
A Volta da Roma Antiga
Quem viu o filme Gladiador (Gladiator, 2000 US/UK DreamWorks SKG), deve ter sentido o poder que Roma exercia antes da idade média, o brilho da computação gráfica fazia o nosso espanhol, Maximus (Russel Crowe) se digladiar no Anfiteatro Flaviano, ou Coliseu. Porém, agora a coisa ficou melhor. O império que se extinguiu no Século V está de volta, tal feito é graças a uma equipe de arquitetos e arqueólogos especialistas em computadores. Os profissionais americanos de universidades na Virginia e Califórnia e de institutos italianos, alemães e ingleses, trabalharam sob a liderança de Bernard Frischer do Institute for Advanced Technology in the Humanities da University of Virginia - http://www.iath.virginia.edu/ -, nos Estados Unidos.
Trata-se de um projeto tridimensional em tempo real o qual foi chamado de Rome Reborn “Roma Renascida”. Eles escanearam em torno de 7000 prédios a partir de um modelo em exposição no museu da civilização Romana, que fica em Roma. Antigos mapas de prédios de apartamentos, residências, pensões, armazéns, padarias entre outras edificações fizeram parte da pesquisa.
Entrando na Roma de 300 dC, o espectador pode adentrar os edifícios, observar as peculiaridades da cidade eterna . Nesses tempos, Roma era uma metrópole de 1 milhão de habitantes. Trinta edifícios foram reconstruídos nesse projeto, além do coliseu e de uma catedral e seus afrescos.
Este projeto será atualizado de acordo com novas descobertas arqueológicas e segundo Fisher, este é o primeiro passo para uma máquina do tempo virtual. O projeto original não inclui personagens, painel esse que seria mudado na versão comercial com a introdução de uma população de milhares de figuras baseados em esqueletos produtos de achados arqueológicos.
O mais interessante é que com o decorrer das negociações com a companhia californiana Linden Labs, que fabrica o Second Life, este simulador poderá ser usado em seu site.
Fonte: BBC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário